REMÉDIOS PARA VIAGENS

Children First aidFérias, viagens à vista. Com crianças, é preciso pensar em tudo, antecipadamente. Do filtro solar ao repelente de mosquito, passando pelas bóias, um brinquedo favorito e roupas de reserva caso se sujem mais do que habitual. Em algum momento os pais vão se perguntar- não seria bom levarmos alguns remédios?  Se os pais responderem afirmativamente, sim, seria bom, a próxima pergunta é a mais difícil de todas- quais devemos levar? Não existe uma lista padrão que possa ser divulgada. Na tentativa de ajudá-los, seguem algumas perguntas e sugestões.

Se for uma viagem planejada com antecedência, converse com seu pediatra. Ele poderá lhe orientar sobre eventuais vacinas que não fazem parte da vacinação de rotina que poderiam ser interessantes ou até obrigatórias, como a febre amarela para determinadas regiões. Seu pediatra também poderá lhe orientar sobre eventual indicação de profilaxia como, por exemplo, para a Malária, se a viagem for para uma região onde esta doença é endêmica. Finalmente, seu pediatra poderá lhe orientar sobre o que ele recomenda que levem como medicamentos básicos. Como ele conhece seus filhos, pode fazer sugestões bem precisas.

Minhas sugestões, genéricas, são:

1- Antes de fazer qualquer lista de remédios, decidam que querem levar o mínimo. Se começarem a a se perguntar sobre todos os “e se” que podem acontecer, vão acabar concluindo que precisam levar uma UTI móvel!

2- O lugar para onde vão tem farmácia? Se sim, podem levar menos remédios (o mínimo do mínimo). Talvez seu pediatra sugira que levem algum antibiótico porque, em geral, será necessário uma receita médica, o que nem sempre é fácil. Caso levem algum antibiótico, combinem que ligarão para seu pediatra antes de começar a usá-lo.

3- Quais as idades das crianças? Em geral, quanto maior as crianças, menor a necessidade de levar remédios. Bebês, em geral, também não precisam de remédios. Crianças entre 1 e  5 anos são as que podem precisar de uma variedade um pouco maior de remédios. Mesmo assim, é possível levar poucos remédios (se, no local para onde vão, houver farmárcia).

4- Alguma das crianças precisa tomar remédios de forma continuada ou pode ter necessidades conhecidas? Por exemplo, crianças com diabetes, asma, alergias conhecidas, precisam levar suas medicações prescritas, na quantidade suficiente para o período da viagem. Nada mais estressante do que descobrir que a bombinha com o broncodilatador acabou e vocês estão no exterior!

5-Minha lista do básico do básico, não incluindo o antibiótico que o pediatra prescreveu, nem as medicações rotineiras ou conhecidas, seria:

– analgésico/antitérmico

– remédio para náusea ou vômitos

– antiespasmódico para cólica em crianças maiores ou adolescentes

– antialérgico

Como sempre, não há uma regra e  conversar com o seu pediatra é sempre o melhor caminho para levar o que for essencial para as necessidades potenciais  de seus filhos.

Boa viagem para todos que forem viajar (e que não usem nenhum dos remédios levados!).

3 comentários em “REMÉDIOS PARA VIAGENS”

  1. Eu acrescentaria: termômetro, pomada anti-assadura e um rinossoro ou semelhante. Ah, e na lista de brinquedos, livros, dvds e afins, poria tb o ipod ou cd com histórias. Tem funcionado bastante bem comigo ouvir no carro por 2 ou 3h a coleção Disquinho: Chapeuzinho Vermelho, Dona Baratinha, Saci Pererê.. entre outros. Boa viagem!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Marina,
      Excelentes lembranças. Como não levar um termômetro? Também gostei da ampliação da lista, saindo dos remédios, que sugerem doença, incluindo brinquedos e afins, todos da família da saúde. Obrigado.

  2. O Victor viajou hoje, e mandei alguns remedinhos: Loratadina, decongex plus e dipirona, além do termômetro, claro!
    E sempre a pomada que o dermato mandou.
    Mas ele já é um projeto de homem, e sabe quando usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *